Um buraco pelo centro da Terra

Imagine essa situação: Foi escavado, por motivo qualquer, um buraco que atravessava a Terra de um lado até o outro, passando pelo núcleo. Tal buraco viraria anos depois uma atração turística, visitada por milhares de pessoas por ano. Algumas pessoas [com certeza não sãos], decidem pular no buraco. O que aconteceria?


Se existisse um buraco na Terra, que a atravessasse, passando pelo centro, o que aconteceria se  alguém pulasse? É uma boa pergunta. Apesar de ser impossível criar um buraco assim aqui na Terra, que possui um núcleo quente, é possível fazer na Lua, que praticamente não possui atmosfera e tem um núcleo frio e também não possui oceanos de água em sua superfície, facilitando a locomocão e criando um bom vácuo, eliminando o arrasto aerodinâmico. Perguntamos à um fisico sobre o assunto:

"Imaginemos que foi feito na Lua um buraco com o dobro da largura de seu corpo. Em um lado tem uma escada para poder se segurar. Se você descesse a escada e pulasse, descobriria que seu peso diminuiria quanto mais fundo você fosse até chegar exatamente no centro. O que ocorre é que toda a massa da Lua nesse momento vai estar em volta de você puxando para todos os lados, um lado anulando o outro, fazendo assim que você fique sem peso, mas continuaria a viagem por inércia. Vale lembrar também que quando passar pelo núcleo, você estará em sua velocidade máxima. Quando deixar o núcleo para baixo, começaria a desacelerar, pois a gravidade depende da massa, e nesse caso a maior parte da massa ficou a baixo de você desalerando-o cada vez mais. Ao chegar à superfície sua velocidade será zero, e começará a voltar para a superfície onde você pulou. Causando assim um efeito de pendulo que duraria eternamente. Um fato interessante, é que se tal túnel pudesse ser feito na Terra, qualquer coisa que caísse no buraco, alcançaria o outro lado em cerca de 42 minutos de viagem, apesar de aparecer muito tempo, temos que lembrar que o diâmetro da Terra é de 12.680km, alcançando uma velocidade super-sônica".
Rodrigo