Sobre Terremotos

Terremotos causam, muitas vezes, muitos desastres, tragédias e etc. Apesar de muitas pessoas pensarem que, terremotos tem ligações com a aquecimento global, isso está completamente errado. O homem, porém, pode causar terremotos artificiais, através de testes nucleares subterrâneos. Mas você sabe o que causa um terremoto natural?


O planeta Terra possui várias “placas” abaixo da crosta. E elas não estão estáticas, ou seja, elas não estão paradas como em Marte, e em Mercúrio. O movimento dessas placas foi responsável, por exemplo, pela de divisão de Pangea, em vários continentes, lentamente, até como nosso planeta está hoje. Mas em curto prazo, o que este movimento de placas faz? Perguntamos a um geólogo:

“As placas tectônicas, como são chamadas, ao se moverem, muitas vezes chocam-se uma com as outras, fazendo com que uma suba em cima da outra. A liberação de energia que este processo ocasiona, faz com que os terremotos aconteçam. Muitas vezes estes terremotos acontecem no fundo mar, causando tsunamis”. – Mas por que eles são tão destrutivos? – “É que muitos dos lugares atingidos, não estão preparados para enfrentá-los, e também, porque é quase impossível prever um terremoto, quando você vê que vai ser atingido, já é tarde demais. É diferente de um furacão, que você fica sabendo dias antes, o terremoto você percebe apenas no momento que começou a acontecer”.

Os terremotos causam também a erupção de vulcões, e vice-versa. Por isso, se estiver numa região perto de um vulcão, e tiver terremotos várias vezes por dia, fuja! Pode ser um alarme falso, mas pode ser um aviso prévio também. Os terremotos não são fenômenos exclusivamente terrestres. Para se ter uma idéia, o lugar mais vulcânica e geologicamente ativo do sistema Solar é Yo, um satélite de Júpiter.
Rodrigo