O ano-novo

Já é o último dia do ano de 2009, daqui poucas horas, já será 2010. E quando este momento chegar, toneladas de fogos de artifício serão explodidos no céu. O que esta festa, que marca a passagem de um ano para outro, realmente significa?

O Ano Novo é uma festa que acontece quando uma cultura comemora o fim de um ano e o início de outro. Todas as culturas que usam calendários anuais tem ano-novo. Normalmente esta festa é chamada de réveillon, que é derivado do verbo francês réveiller que significa "despertar". A comemoração ocidental tem origem num decreto de Caio Júlio César que determinou que 1º de janeiro seria o ano-novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam este dia à Jano, deus dos Portões. Mas outras culturas, tem anos-novos diferentes.


Chinês
O Ano-Novo Chinês é uma referência à data de comemoração adotadas adotadas por diversas nações do Oriente que seguem um calendário distinto do tradicional. No calendário chinês, o início e o fim de cada ano varia, sendo diferente do calendário Ocidental.

Judeu
O ano-novo judeu é conhecido como Rosh Hashaná. Na tradição rabínica, o Rosh Hashaná ocorre no primeiro dia do mês de Tishrei, primeiro mês do ano no calendário rabínico judaico, sétimo mês no calendário bíblico. O Ano-Novo ocorre sempre depois do entardecer, dia 19 de setembro de 2009, o calendário judaico chegou ao ano de 5770.
 
Feliz Ano-Novo (Português)
Frohes Neues Jahr (Alemão)
كل عام وأنتم بخير (Árabe)
新年快乐(Chinês)
Feliz Año Nuevo (Espanhol)
Hyvää Uuttavuotta (Finlandês)
Bonne Année (Françês)
ευτυχισμένο το νέο έτος (Grego)
שנה טובה (Hebraico)
नया साल मुबारक हो (Hindi)
Gelukkig Nieuwjaar (Holandês)
Happy New Year (Inglês)
Buon Anno (Italiano)
あけましておめでとう (Japonês)
с новым годом (Russo)
Rodrigo