O que são as tempestades Nor'easter?


As tempestades Nor'easter podem ocorrer na parte Oriental dos Estados Unidos a qualquer momento entre os meses de outubro e abril quando há bastante umidade e ar frio. Essas tempestades são muito conhecidas por lá, pelo fato de precipitar grandes quantidades de chuva e neve, produzindo ventos com força de furacão e marés altas, que erodem as praias e causam grandes inundações. Uma Nor'easter é identificada pelos ventos que sopram do Nordeste e impulsionam a tempestade até a Costa Leste do Golfo do México, seguindo a corrente, uma faixa de água aquecida que se situa na costa atlântica.

"Existem numa tespestade Nor'easter dois componentes principais: sistema de baixa pressão, ventos no sentido anti-horário e sistema de alta pressão proveniente do Ártico, que produz ventos no sentido horário. Quando esses sistemas encontram um ao outro a umidade, proveniente do sistema de baixa pressão (formada no Golfo) e o ar frio provocam uma mistura de precipitações."

As condições de inverno fazem das tempestades Nor'easter uma ocorrência normal, mas apenas poucas reunem força suficiente para causar estragos em terra. Uma Nor'easter poderosa pode cancelar viagens, fechar ruas e estradas, não permitir a locomoção por dias. Há dois tipos de Nor'easters: formações em alto mar, são aquelas anunciadas nos noticiários e que podem fazer estragos em terra, precipitando uma grande quantidade de neve. E as formações em terra firme, essas são menos severas, trazendo chuvas e ventos nas cidades costeiras.