Planetas Carbono

Está virando rotina astrônomos encontrarem exoplanetas espalhados por todos os cantos de nossa galáxia. Entre esses existem os conhecidos como superterra, pois é bem parecido com nosso planeta, mas possui mais massa. Na busca por vida inteligente, a descoberta de planetas estranhos tem aumentado.


Os astrônomos hoje em dia, estão procurando planetas que podem desenvolver a vida. E estão achando muitos planetas conhecidos como: "superterras". Esses planetas possuem quase as mesmas condições que a Terra. E os classificaram. Há três tipos de superterras:

Aquáticos: Aqueles que possuem água para todos lados e não teem terra nem mesmo debaixo do oceano;
Rochosos: São aqueles iguais à Terra, um pouco de terra e bastante água;
 E os planetas carbonos.

A nossa Terra possui mais oxigênio que carbono, mas astrônomos descobriram planetas em que há mais carbono do que oxigênio. Esses planetas são realmente estranhos, pouco parecidos com o nosso. Lá, se o planeta estiver na zona habitável, é possível que exista lagos mau cheirosos de gasolina e/ou metano, e que um dia chova benzeno, no outro butano... O céu de lá pode ser parecido com qualquer coisa, menos límpido e azul. E pode haver, também, na superfície diamantes enormes, caso o planeta tenha grandes quantidades de carbono puro. Os cientístas ainda se perguntam se a vida poderia se desenvolver lá, já que água não existiria ou seria quase inexistente. O interessante é que, quanto mais procuramos saber, menos sabemos...
Rodrigo