Tamanho de estrelas e planetas

Nós vivemos num planeta. Um planeta é bem menor que sua estrela. O nosso exemplo: a Terra é bem menor que o Sol. Para nós, ele é a maior coisa que alguém pode ver. Mas se compararmos o Sol com outras estrelas... O Sol pode ficar bem pequenininho.


Veja a comparação entre algumas grandes estrelas com o nosso Sol junto com os planetas do nosso Sistema Solar. Isto nos mostra o quão pequeno somos.

Para se ter ideia do tamanho das últimas quatro estrelas, faremos uma comparação entre o tamanho das estrelas e a distância média de alguns planetas do Sol:

Beteugese: se fosse colocada no lugar do Sol, ocuparia espaço até um pouco além da órbita de Marte. Beteugese tem 452.562.500 km de raio, enquanto Marte fica a uma média de 227.939.100 km do Sol

Antares, na mitologia romana, era o inimigo de Marte, e se esta fosse colocada no lugar do Sol, também ocopuria espaço até a órbita de Marte. Antares tem 554.215.000 km de raio.


μ Ceiphei (MY Ceiphei no vídeo), se fosse colocada no lugar do Sol, μ¹ Ceiphei ocuparia espaço até além da óbita de Saturno. μ Ceuphei possui 1.740.625.000

VV Ceiphei A é a maior estrela apresentada no vídeo, ela é (assim como as outras três) uma supergigante vermelha, se fosse colocada no lugar do Sol, ocuparia espaço, também, além da órbita de Saturno. VV Ceiphei é uma estrela binária, a maior delas, VV Ceiphei A, possui um raio de aproximadamente 1.838.100.000 km.

Mas apesar de todo esse tamanho, VV Ceiphei A não é a maior estrela conhecida. Este cargo cabe a VY Canis Majoris, na constelação de Cão Maior. VY CMa² é uma hipergigante vermelha e é uma das mais luminosas estrelas conhecidas hoje.


¹: Lê-se Mu
²: CMa é uma abreviação comum para Canis Majoris
Rodrigo