O número Pi


O número pi, é, como podemos dizer... sem fim. Mas como assim? Isso significa que até hoje não descobriram quando o π começa a se repetir. Mas o que ele realmente é? Perguntamos à um professor de matemática:

"O π é obtido a partir da divisão da circunferência de um circulo, por seu diâmetro, que é duas vezes o valor do raio. Sem depender do tamanho do círculo, se você medir precisamente sua circunferência e dividir por seu diâmetro, o resultado será π".

O π é um número extremamente interessante e é importante para todo tipo de cálculos matemáticos que utilizem círculos, arcos e pênculos (que movimentem em arco) o π sempre estará presente. O π é, em determinado nível, um número simples, ele será o quociente da circuferência de círculo por seu diâmetro, resultando sempre em 3,14 ou próximo à isso. O π é por outro lado um número irracional, que tem um número infinito de digitos que não se repetem. Yasumasa Kanada calculou, com ajuda de computadores, em 1999 um número próximo à 206 bilhões de digitos. Haja paciência!