Os confins do Sistema Solar

O que há depois de Netuno? Plutão e nada mais? Não! Depois da órbita de Netuno é onde localizam-se a maior parte dos objetos que circundam o Sol. Bilhões e bilhões de cometas e asteróides estão lá. Estes objetos transneptunianos formam o que chamamos de cinturão de Kuiper e Nuvem de Oort.


Normalmente vemos que depois de Netuno, só tem Plutão e nada mais. Mas isto está errado. Existe lá nos limites do Sistema Solar, três regiões de asteróides: o Cinturão de Kuiper, o Disco Disperso e a Nuvem de Oort.

O Cinturão de Kuiper é uma região localizada além de Netuno a 30 UA (unidades astronômicas, distância Terra-Sol). Já foram identificados mais de 1.000 pequenos objetos, normalmente conhecidos como KBO (Kuiper Belt Objects, Objetos do Cinturão de Kuiper), sendo que um é maior que Plutão. Éris é o maior planeta-anão do Sistema Solar, localizado no Disco Disperso. A parte interior do Disco Disperso penetra no Citurão de Kuiper, mas sua camada exterior prolonga-se muito mais, estando mais acima e tendo órbita mais eliptica que o Cinturão. A Nuvem de Oort sim, esta é realmente o fim do Sistema Solar, e também determina o limite da Heliosfera (zona de atuação da gravidade do Sol). A nuvem de Oort estende-se por muitos bilhões de quilômetros, trata-se de uma grande região que envolve o Sistema Solar. Está dispersa entre 55.000 UA e 100.000 UA, isto já está bem "perto" a estrela mais próxima de nós, (depois do Sol) Alfa Centauro, cerca de 3 ano-luz de nós. Estima-se que lá exista mais de 100 bilhões de cometas e asteróides. E que muitos deles são lançados em direção ao Sol devido àlguma pertubação em sua órbita. Jan Hendrik Oort, foi o astrônomo que descobriu a existência do Cinturão de Kuiper e previu a Nuvem de Oort, estimuo que ela tem cerca de 40 vezes a massa da Terra. Vale lembrar que até hoje ninguém viu a Nuvem de Oort, que seria resíduos da nebulosa que formou o Sistema Solar.
Rodrigo