A luz pode viajar mais rápido que ela mesma?

A Luz é força mais rápida do Universo, atinge 300.000 km por segundo no vácuo. Várias pessoas nos perguntam se caso um foguete podesse viajar na velocidade da luz e na sua dianteira tivesse um farol, como nos carros, a luz emitida, viajaria mais rápido que os 300.000 km por segundo tradicionais?


Pensando na inércia, muitas pessoas nos perguntam se a luz consegue viajar mais rápido que sua própria velocidade no vácuo. A situação seria a seguinte: Um foguete viajaria pelo espaço com um "farol" em sua frente, igual a um carro, a uma velocidade x. A luz emitida pelo foguete passaria a viajar a uma velocidade maior do que a dela própria, aproximadamente 300.000 km/s. Isso é possível? Perguntamos a um professor de Física:

"A luz é composta por partículas sem massa chamadas fótons, e por serem sem massa, até onde se conhece, não conseguem obedecer as leis de Newton. Sendo assim, a luz emitida pelo foguete viajaria na mesma velocidade, 300.000 km/s. Não podemos nos esquecer que as leis Newton dependem de uma massa, e se os fótons realmente não possuírem essa grandeza, elas não obedecem à lei da Inércia de Newton".
Rodrigo