Prisma

Um arco-íris tem a mesma característica da prisma que nos refiriremos. Um dos mais importantes trabalhos de Newton, foi sobre óptica. Ele descobriu que a luz branca não era uma entidade única, como pensavam. Com o uso de uma prisma ele descobriu que a luz branca é feita pela misrura de várias cores.

Em óptica, uma prisma é um elemento óptico transparente com superfícies retas e polidas que refratam a luz. Os ângulos exatos entre as superfícies depende de sua aplicação. O formato mais tradicional é o triangular, com base quadrangular, o uso coloquial de prisma, refere-se a essa configuração. Como a imagem a baixo mostra.

Os prismas, tipicamente, são feitos de vidro, mas também pode ser feito de qualquer material transparente designado para certo comprimento de onda. Isaac Newton usou um desses instrumentos óticos, para descobrir que a luz branca é composta de várias cores misturadas. Essa foi sua maior contribuição na ótica. Ao mudar de um meio para outro, por exemplo, do ar para o vidro, a luz muda sua velocidade. Como resultado, seu caminho é refratado e parte de si é refletida. O ângulo de entrada do raio de luz e os índices de refração dos meios, determinam o quanto a luz é refletida e quanto o caminho é refratado. O índice de refração dos meios variam de acordo com o espectro (ou cor) da luz devido a dispersão, fazendo com que as luzes de diferentes cores sejam separadas quando refratadas na superfície de um prisma. Esse foi um dos grandes feitos de Newton.
Rodrigo