Por que os ímãs atraem outros objetos?

É incrível quando colocamos um ímã perto de algo metálico. Se o objeto for pequeno o bastante, ele é atraído em direção ao ímã. Se for muito grande, o ímã é atraído em direção ao objeto. O que acontece para que este fenômeno ocorra?


Responsável por uma grande variedade de fenômenos naturais, a interação eletromagnética é o que faz os ímãs atrairem outros objetos. Todas as partículas que possuem carga elétrica geram um campo elétrico. Quando essas partículas se movem com uma certa velocidade - o que chamamos de corrente elétrica-, elas geram um campo adicional, o magnético. É o campo magnético que faz ímã atrair, é ele que exerce força nos materiais ferrosos. O magnetismo se origina na organização atômica dos materiais. Os átomos tem núcleos, formados por prótons e neutrons, e, orbitando em torno deles, elétrons. Elétrons nada mais são que cargas elétricas negativas. Como estão se movimentando muitíssimo rapidamente em torno dos núcleos, são diminutas correntes elétricas, e geram também um campo magnético diminuto. Os atômos, então, funcionam como pequenos ímãs. Alguns materiais têm uma disposição geométrica favorável, e os pequenos ímãs se somam, formando um ímã grande o suficiente para atrair outros objetos, sendo classificados como ferromagnéticos.
O maior e mais poderoso ímã do mundo fica em Saxe, na Alemanha. Os coordenadores do projeto estipulam que com o tempo, o campo magnético do ímã será equivalente a dois milhões e meio o da Terra. Fonte.
Os planetas, por exemplo, possuem um campo magnético, que faz a bússola apontar para uma direção. Acredita-se que, as cargas elétricas estão presentes no magma, cujo movimento pelas entranhas da Terra faz com que surjam correntes elétricas. A existência de um campo magnético, cria uma camada protetora da Terra, conhecida como Magnetosfera. Ela é importantíssima para nos proteger dos raios cósmicos, que são desviados em grande parte e causam fenômenos conhecidos como aurora boreal e austral.
Rodrigo