Expanção no vácuo

Uma pessoa que não quiz se indentificar, perguntou me dia 23 de janeiro se algo como um creme de chantilly, que expande quando está no vácuo, se colocado no espaço onde o vácuo é total, poderia ocupar todos os cantos do Universo.
Um creme de chantilly quando colocado no vácuo, expande-se, como mostra o video abaixo. Um anônimo nos perguntou se este creme quando liberado no espaço, poderia ocupar cada pequeno espaço do Universo. A resposta é, obviamente, não. Afinal tudo que se expande tem um limite de expanção.
Primeiro vamos pensar que o chantilly pode se expandir até o tamanho que o Universo tem neste exato momento. O Universo tem um tamanho imensurável e está crescendo cada vez mais rápido. Como ele cresce rápidamente e o chantilly extremamente devagar, para chegar no tamanho que o Universo tinha quando você leu a primeira frase deste paragrafo, ele levaria quanto tempo? Um googolplex de anos? Eu acho que talvéz mesmo passado esta quantidade de tempo inimaginável, o chantilly não estaria deste tamanho...
A taxa de crescimento do Universo é chamada de constante de Hubble, uma homenagem para a primeira pessoa que mediu a taxa de expanção do Universo, Edwin Hubble. Essa taxa vale 74,2km/s/Mpc (74,2 km por segundo por megaparsec) isso significa que em cada Megaparsec (cerca de 3 milhões de anos-luz) a distância aumenta 74,2 km em cada segundo! Fonte.
O chantilly, assim como todas as outras coisas expansíveis tem um limite de tamanho que podem chegar. E se jogassemos todo o creme que já existiu em todos os tempos, com tudo que tem hoje no mundo todo, e depositassemos no espaço, acho que com certeza não chegaria nem perto do tamanho da Terra. Se você tem outra teoria para esse assunto... bizarro, deixe um comentário e podemos divulgá-lo.
Rodrigo