Horário de Verão

Todo ano no mês de outubro temos que adiantar nossos relógios em 1 hora (valido somente para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste). Muita gente nem se acostuma com o horário que deixa tudo uma hora para depois. Mas por que isso acontece?


Já é comprovado que o horário de verão incomoda muita gente. E todos os anos a adoção do horário de verão brasileiro levanta a mesma questão: A economia realmente justifica os transtornos causados a população? No Brasil, o horário de verão foi estabelecido por decreto desde 1931, no governo de Getúlio Vargas, ainda que de forma descontínua, suas origens, na verdade remontam à Inglaterra no ano de 1907. Foi lá que um construtor londrino, membro da Sociedade Astronômica Real, chamado Willian Willet deu início a uma campanha para diminuir o consumo de luz artificial ao mesmo tempo que estimulava o laser dos britânicos. O princípio do horário de verão continua o mesmo: adaptar nossas atividades diárias a luz do Sol. Nos meses de verão, o Sol nasce antes que boa parte da população tenha iniciado seu ciclo de trabalho. Assim, se os relógios forem adiantados durante esse período, a luz do dia será melhor aproveitada e as pessoas passarão a consumir energia de acordo com a luz solar. Hoje, aproximadamente 30 países utilizam o horário de verão em pelo menos parte de seu território. E muito embora o nome faça referencia a uma estação do ano, as datas de início e fim do horário de verão, não são definidas por critérios astronômicos. Boa parte das porções continentais está no hemisferio norte. Ali o inverno costuma ser rigoroso e o Sol se põe bem cedo, levantando-se timidamente durante o dia. No verão ocorre o contrário: é comum haver claridade por volta das 20 ou até 22 horas. É por isso que o horário de verão nestes lugares faz muita diferença. No Brasil, os relógios são adiantados em 1 hora, em outros países, isso pode variar.
Uma pesquisa feita no Canadá mostrou que no dia seguinte a implantação do horário de verão, ouve um aumento de 7% nos casos de acidentes. Diminuindo 7% uma semana depois da implantação. Na retirada do horário de verão, diminui-se 7% no número de casos de acidentes e uma semana depois a situação volta ao normal. Fonte.

Nos países equatoriais e nos tropicais, a incidência de luz solar é mais uniforme durante todo o ano, e dessa forma não há muita vantagem na adoção do horário de verão. No caso do Brasil - atualimente o único país equatorial do mundo que adota o horário de verão - a economia de energia elétrica, não é um fator predominante. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a motivação de se estabelecer esse dispositivo no Brasil é pela segurança no sistema.
Rodrigo