Bug do Milênio


Já era o fim do ano de 1999, e um grande temor assolava o mundo: Com a passagem do ano, o 99 que aparece em todos os relógios de computador tornaria-se 00, fazendo com que os computadores "achassem" que tempo havia voltado e logo após se reformatariam, ou seja, limpariam toda sua memória, e se reinstalariam automaticamente, fazendo com que grandes empresas perdessem seus bancos de dados e etc.
Bug é um jargão internacional comumente utilizado por profissionais e conhecedores de programação, que significa um erro de lógica na programação de determinado software. Fonte.
Na época, a data era representada apenas por dois digitos, mas programas de computador assumiam o "19-" a frente dos dois digitos, a partir desta constatação, pessoas no mundo todo temiam que quando o ano se tornasse 2000, os dois digitos mostrados, passariam de "-99" para "-00" e os computadores de todo o mundo entenderiam como 1900. Na época, cada byte economizado, representava dinheiro economizado. Se as datas fossem representadas de maneira completas (dois digitos para o dia, dois para o mes, e quatro para o ano), cada data ocuparia 8bytes de memória. Representando apenas os dois ultimos digitos do ano, seriam 2 bytes economizados, e representaria uma grande economia de memória e consequentemente dinheiro.
Imagine um banco de dados onde há vários campos como: data de nascimento, casamento, cadastro e etc. Para cada registro, representaria uma economia de 6 bytes. Se o banco de dados tivesse 10 mil cadastros, haveria uma economia de 60kB, sendo que na época, os discos comportavam 180kB. Fonte.
O bug causou tanto alvoroço, que ele motivou uma renovação em massa dos dispositivos de informática (softwares e hardwares), criando uma corrida para corrigir, atualizar, testar os novos dispositivos, antes da mudança do milênio. Pois caso a data realmente voltasse a 1900, clientes de bancos teriam juros negativos, credores passariam a der devedores, e boletos de cobrança seriam emitidos com 100 anos de atraso. [Tudo isso causado pelo relóginho de tela do computador? Que desespero!]. Apesar de ter gerado uma onda de pânico coletivo, supreendentemente, o bug do milênio causou poucas falhas, e revelou-se quase inofensivo.
O Bug do milênio, foi comparado muitas vezes com o temor pelo fim do mundo na passagem do ano 999 para 1000. Fonte.
Apesar de o bug do milênio já ter passado, especialistas acham que em 2038, poderá ocorrer problemas se certos sistemas de contagem de data não forem atualizados. Estes sistemas, contam os segundos desde o ano de1901, e preveem que em 19 de janeiro de 2038, a contagem pode ter um reinicio devido a uma coincidencia entre os numeros decimais...
Rodrigo