Gravidade: tamanho ou massa?

Muitas vezes temos noções erradas do que é gravidade. Normalmente é comum achar que o menor objeto será atraído para o maior. Esta afirmação está totalmente errada, pois o que define o maior campo gravitacional é a massa. 

Muito se fala sobre a atração gerada por campos gravitacionais. Várias pesquisas são realizadas com o objetivo de entender esse complexo fenômeno. É interessante se aprofundar nos fenômenos como o de atração da Terra pelo Sol ou da Lua pela Terra, por exemplo. É interessante saber que as órbitas dos astros só ocorrem por que os mesmos são atraidos por outros astros, se não fosse essa atração um astro não faria nenhuma órbita e sim continuaria em movimento retilíneo.
Einstein em sua teoria da relatividade geral, afirmou que a gravidade é uma curva que a massa de um astro produz na toalha do espaço-tempo.
Todos sabemos que o que a lei da gravidade "quer fazer" é concentrar toda a matéria em um único lugar no espaço. No estudo de gravitação, temos que tomar ciudado com certos dados, como a massa e o tamanho de ambos os objetos, pois sabemos que se dois objetos tiverem exatamente a mesma massa, mas um tiver a metade do diâmetro do outro, o menor corpo terá uma maior atração gravitacional que o maior corpo.
C.