Metais Alcalinos

É incrível como algumas substâncias podem reagir com a água. Citaremos o exemplo dos metais alcalinos: Lítio, Sódio, Potássio, Rubídio e Césio. Ao entrar em contato com a água, estes elementos reagem explosivamente. O que acontece com esses elementos em contato com a água?
Todos os elementos do grupo 1 da tabela periódica, Lítio (Li, do grego Lithos), Sódio (Na, do latim Natrium), Potássio (K, do latim Kalium), Rubídio (Rb, do inglês Rubidium) e Césio (Cs, do inglês Caesium) tem algo em comum: reagem com água de maneira explosiva. Veja este vídeo:

Todos os metais alcalinos reagem da mesma forma: por serem muito reativos eles formam hidróxidos (extraindo um hidrogênio e o oxigênio da água), liberando hidrogênio. Estes metais reagem facilmente com oxigênio formando óxidos, explicando assim o por que da aparência metálica durar pouco tempo.
Estes metais sempre reagem com o oxigênio, e por fazerem apenas uma ligação química, na água eles extraem o oxigênio que leva consigo um hidrogênio,  (formando um hidróxido) e liberando o outro. O mesmo acontece no ar, mas no caso o outro oxigênio que seria liberado é usado por outro átomo do metal.
Os alcalinos são metais de baixa densidade, de cores variadas e moles. A eletropositividade (a capacidade do átomo atrair outro) e a reatividade destes elementos tende a crescer, no grupo, de cima para baixo no ponto de vista termodinâmico (liberação de energia). Isso explica, por que no vídeo o Lítio fez quase nada e o Césio quebrou o pote. Já no quesito tempo de reação, o Lítio foi o mais demorado, já o Césio mais rápido, o que significa que o Lítio, por ser um átomo pequeno demora mais para liberar seu átomo da última camada, enquanto o Césio liberou tudo de uma vez só, liberando muita energia em milésimos de segundo causando uma explosão.
O Frâncio também é um metal alcalino, mas ele não é usado em experiências pelo fato de ser radioativo.
O hidrogênio normalmente aparece situado no mesmo grupo que os metais alcalinos (algumas vezes ele aperece em outras posições). Porém a força necessária para arrancar seu único elétron é muito maior que os metais alcalinos. Assim como os halogênios, ele necessita receber apenas um elétron para completar seu nivel mais externo, em consequência disso sua forma mais comum na natureza é diatômica H2.
O Hidrogênio possui apenas um próton em seu núcleo e um elétron que o circunda, sendo assim a atração entre o elétron e o núcleo é muito grande fazendo-o se aproximar e por causa disso ele é o menor e mais peculiar átomo do Universo.
Rodrigo