Ontem pangéia, hoje os cinco continentes. Por que?

A Terra realiza vários tipos de movimentos, os mais conhecidos são os de rotação, em que a Terra gira em torno do seu próprio eixo e que é responsável pela sucessão dos dias pelas noites, e o de translação, movimento em torno do Sol que tem como resultado as estações do ano e a passagem dos anos. Há também os movimentos das correntes marítimas, de massas de ar, os movimentos tectônicos, entre outros.

O movimento tectônico nada mais é do que o movimento das placas tectônicas sobre uma região aproximadamente fluida do planeta chamada astenosfera. A camada que vem acima da atenosfera é a Litosfera a camada mais fria do planeta e onde nos localizamos.(Seria algo similar a varios barcos aportados num cais por exemplo). Essas placas se "comunicam" por regiões chamadas limite de placa, que é onde começa uma e termina a outra. A movimentação dessas placas tem associada uma grande quantidade de energia potencial que vai sendo acumulada na medida que uma placa empurra a outra(e vice-versa), quando esta energia é liberada, ela se propaga através de ondas e essas ondas dão origens aos abalos.
A propagação dessas ondas pode gerar desde de terremotos, até o surgimento de estruturas rochosas como montanhas ou vulcões. Em geral o surgimento de montanhas está associado a grandes colisões continentais, um exemplo foi quando a região hoje chamada de India se desprendeu de sua area original e colidu com a Ásia formanado o Himalaia.

No meio do Oceano Atlântico há um encontro de placas tectônicas, que é chamada de Dorsal Meso-Atlântica, esse nome se deve por ela parecer uma dorsa e por ficar no meio do atlântico, se oberservarmos o seu formato, o formato do leste da África e o oeste da América do Sul, perceberemos que essa rachadura é a responsável pela separação da America dos demais continentes.

Uma curiosidade é saber que no oeste dos Estados Unidos da América há um encontro de três placas tectônicas, chamada de falha de São Francisco, esse é o local mais vigiado da Terra, e saber que existe encontro de mais de duas placas, nos remete a pergunta, de como ficará o continente daqui pra frente.