Pangéia

Há muito e muito tempo atrás, todos os continentes já estiveram juntos, formando um supercontinente chamado Pangéia. Este continente era povoado por répteis gigantescos que eram conhecidos como dinossauros que morreram muito tempo atrás. Como o nosso planeta é muito geologicamente ativo, este continente se desfez e se transformou nos seis continentes que temos hoje: Américas, Europa, Asia, África, Antartida e Oceania.

Antigamente acreditava-se que os continentes eram massas de terra imóveis que permaneciam estáticos por todas as eras. Hoje sabe-se que os continentes se movem por cima do magma da Terra e até conhecemos sua velocidade, a velocidade de crescimento das suas unhas. Esta teoria é chamada de Deriva Continental:

"Processo de deslocamento da crosta terrestre queprovoca mudanças na posição dos continentes e modifica o relevo daTerra. A primeira Teoria da Deriva Continental é elaborada pelogeofísico e meteorologista alemão Alfred Wegener (1880-1930). No livroA Origem dos Continentes e dos Oceanos (1915), Wegener afirma que asterras do planeta se encontram inicialmente agrupadas em um únicosupercontinente - o Pangéia -, que se fragmentou há cerca de 200milhões de anos. No entanto, sua hipótese não é confirmada peloscientistas da época, porque não explica qual a força que teriaprovocado os deslocamentos. Logo após a II Guerra Mundial, em 1947 umgrupo de cientistas do Observatório Geológico de Lamont, nos EUA,comprova a teoria de Wegener, que é aceita até hoje. A crosta terrestreou litosfera é formada por placas com cerca de 250 km de espessura, quese assentam sobre o manto inferior ou astenosfera. O magma que forma omanto inferior se mantém em movimento devido às correntes convectivasresultantes dos diferentes padrões de temperatura entre as camadasinteriores da Terra e força as placas da crosta a se deslocarem. Desdea desagregação do Pangéia, a superfície terrestre encontra-se emmovimento contínuo, até chegar à configuração mais recente doscontinentes, que se estabelece há 60 milhões de anos. Atualmente, aderiva continua: a América do Sul, por exemplo, afasta-se da Áfricacerca de 5 cm por ano."

O processo de movimentação ocorre da mesma maneira que a água ferve. Enquanto a água quente no fundo sobe para a superfície, a massa do lado gira para direções diferentes. Este magma que gira movimenta a astenosfera, que é a camada mais profunda e mais elástica da crosta terrestre. Este movimento faz com que os continentes movam-se lentamente através do planeta Terra.
Rodrigo