Anos bissextos

De 4 em 4 anos ocorre um ano mais longo, onde é acrescentado um dia no calendário. Estes dias acresentados resultam nos anos bissextos. Por que isso ocorre? Isso ocorre devido ao fato de que os movimentos da Terra, não são perfeitamente "calculados", resultando numa sobra de tempo.

 

Seria uma coincidência enorme, se a Terra girasse entorno de si em exatamente 24 horas, e girasse entorno do Sol em exatamente 365 dias. Apesar de ser bem proximo à esses valores, isso não ocorre. A rotação do planeta é de exatamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, faltando assim 3 minutos e 56 minutos para completar 24 horas. Felizmente, esta sobra não afeta no calculo do ano bissexto. O que é necessário levar em conta é a duração do ano. A Terra orbita o Sol em 365 dias, 6 horas e 9 minutos, sendo que nosso calendário apresenta o ano como apenas 365 dias, ignorando as 6 horas a mais.
Um ano é bissexto quando ele é divisível por 4. Porém, existe umaexceção. Os anos que terminam por dois zeros serão bissextos se foremdivisíveis por 400.
O problema é que após 4 anos estes "restos de ano" somados completam 24 horas e 36 minutos, fazendo assim que um dia seja adicionado no calendário do 4º ano. Mas ainda sobram alguns minutos, e por isso a cada 3300 anos a primavera começa um dia depois do que o calendário mostrará. Mas porque o ano bissexto é em fevereiro? Os romanos consideravam Março como o primeiro mês do ano e por isso davam uma folga de 5 dias aos trabalhadores. E para não dar um dia a mais de folga, decidiram acrescentar o dia 23 de fevereiro como o dia adicional para trabalharem mais. E outro fato curioso é que os números pares desagravam os romanos, e então para tirar um "mês par" escolheram fevereiro por ser o mais curto e por ser o último mês.
Rodrigo