Anéis de Saturno


Os anéis de Saturno, são uma das coisas que mais intrigam os cientistas há séculos. Seus segredos nunca foram completamente descobertos e quanto mais os estudamos, mais impressionados ficamos. Embora pareçam contínuos da Terra, estes enormes arcos são formados por poeira e rochas que variam entre o tamanho de um grão de arroz e o de uma casa. Esses anéis se extendem até 275 mil quilômetros do planeta, mas são extraordinariamente finos, não passa de 1 quilômetro de espessura. Acredita-se que as partículas são formadas basicamente de gelo comum, mas também podem existir pedras rochosas cobertas de gelo.
Saturno é o planeta menos esférico de todo o Sistema Solar. Sua rotação causa um achatamento que faz com que o astro fique 10% maior no equador que nos pólos. Júpiter, é o segundo mais achato, mas possui uma diferença de apenas 6%.
Entre cada anél, existem satélites pastores que desempenham complexas relações de equilibrio e mantém a estabilidade dos anéis. A origem deste material não é completamente entendida hoje, mas cientistas acreditam que se o material não for reposto, daqui milhões de anos os anéis podem desaparecer.
Em 1612, os anéis de Saturno sumiram deixando perplexos os cientistas da época. Mas o que havia acontecido na verdade, era o equinócio de saturno, em que o planeta fica no plano da Terra, e como os anéis não são espessos, acabam desaparecendo.