Água


"Água é uma substância onipresente que é composta de hidrogênio e oxigênio e é essencial para todas as formas de vida". Normalmente vemos a água é encontrada em sua maior no estado líquido (como em rios, lagos, e oceanos), mas comumente vemos também os outros estados: sólido (gelo) e gasoso (vapor), fazendo da água a unica substância presente nos três estados naturalmente na Terra. O estudo da distribuição da água no planeta chama-se hidrografia e este estudo mostra os lugares do mundo que hoje já falta água e aqueles lugares que faltarão daqui alguns anos.
Apesar de a frase: "A água do mundo vai acabar" ser muito comum, esta não é verdade. O fato é que a Terra possui a mesma quantidade de água hoje que tinha na época dos dinossauros. Claro, que há sempre uma variação quase insignificante. Enquanto alguns meteoros de gelo caem em nosso planeta, toneladas e toneladas de atmosfera são perdidas para o espaço, ambos fazendo com que a quantidade de água no planeta varie.
O planeta Terra possui cerca de 1.260.000.000.000.000.000.000 litros d'água, que está num ciclo constante de evaporação, viaja pelo ar, cai na terra e volta para o oceano.
Porque que questões como a falta de água acontece sendo que 70% da superfície do mundo é coberta de água? O fato é que apenas 0,36% de toda a água do planeta é potável e acessível, e o disperdício no mundo é muito grande hoje em dia fazendo com que estas reservas diminuam e se esgotem no futuro. Por isso, preserve.