O que são nebulosas?

Nosso Universo é cheio de surpresas e coisas muito interessantes. Uma dessas coisas são as nebulosas. Estas gigantescas nuvens de gás e poeira cósmica pode existir em muitos formatos muitas vezes inexplicáveis, mas acredita-se que todas se formam de uma mesma maneira: supernovas. Estes incríveis fenômenos normalmente possuem uma pequena estrela em seu centro e propiciam a formação de outras estrelas futuras.


Nebulosas, se fosse feita uma lista das coisas mais impressionantes do Universo, com certeza elas estariam nesta lista. Muitas cores diferentes, formatos diferentes e muitas vezes um mistério está sobre elas. Dentro de cada uma, existe vários extremos. Enquanto uma estrela morre, outras estão nascendo no mesmo local. Em seu centro há temperaturas altíssimas, e nas suas pontas frio quase extremo. O objeto mais frio já encontrado pelo homem, é uma nebulosa: a nebulosa do Bumerang (imagem). Esta estrutura encontra-se a apenas 1ºC mais quente que o zero absoluto (0ºK), fazendo dela o objeto mais frio do cosmos conhecido. Mas nebulosa pode ser resumidamente definida como uma grande nuvem de poeira, plasma e hidrogênio.
Existem quatro tipos de nebulosa: As nebulosas de emissão, de reflexão, escura e planetária. Mas apesar do nome, nebulosas planetárias, não possuem ligações com planetas. Elas recebem este nome por que elas possuem uma camada de gás que parece limitar a nebulosa, assemelhando-se com planetas.
É comum se achar nebulosas de emissão e reflexão juntas, logo sendo chamado, de nebulosas difusas. Enquanto outras são tão espessas que a luz não passar entre elas e por isso são conhecidas como nebulosas escuras.
Rodrigo