Terra x Vácuo

Se a natureza tem aversão à vácuo, porque o vácuo espacial não absorve a atmosfera terrestre? Com base em muitas experiências com a natureza, a impressão é que ela realmente tem aversão a vácuo. Uma experiência que pode ser realizada em casa: Crie vácuo dentro de um recipiente aqui na Terra, como uma garrafa e tampe-a. Depois faça um furo nela e logo estará cheio de ar. Mas, sabemos que o espaço é um vácuo de dimensões imensuráveis, infinitamente maior que a Terra. Desta forma, 99.99...% do universo é puro vácuo. Sendo assim, seria melhor dizer que a natureza "ama o vácuo". Chegamos em uma contradição. Por que então o espaço não "suga" nossa atmosfera? O que acontece é que aqui na Terra, existe pressão atmosférica, então quando o ar "encontra" um lugar vazio, a pressão atmosférica a força para dentro deste lugar. Na Terra, estamos rodeados de ar, que sobe a muitos quilômetros de nós. As "moléculas" de ar ficam uma sobre as outras e criam uma pressão. Quanto mais você subir na atmosfera, menor será a pressão.
No nível do mar, a pressão atmosférica possui um valor de 14,7 psi - ou 1 atm - o peso das moléculas a essa altura, equivale a 1,033 kgf/cm2. A uma altura de 3.000 metros, por exemplo, a pressão vale 10,2 psi - ou 0,69 atm. Esta pressão é tão importante para nós, que ela chega afetar a temperatura de ebolição da água.
Se viajasse num foguete à margem da atmosfera, descobriria que não há pressão. Ao contrário, as moléculas de ar individuais, ficam se movendo no vácuo espacial. Estas moléculas podem mover-se para qualquer lugar, mas tendem a seguir em direção à Terra, devido a gravidade. O fato de não perdermos nossa atmosfera, é que não há sucção espacial.
Mesmo sem esta sucção, perdemos toneladas de atmosfera todo ano. Os ventos solares atraem as móleculas e as levam embora. Felizmente, o campo magnético da Terra nos protege. Essa toneladas que escapam, "vazam" pelos polos, principalmente durante as auroras.
Rodrigo