O segredo do Durex

Por que o durex não gruda em sua própria superfície? Com certeza muitos fazem esta pergunta [Ok, ok, ninguém faz, só eu... mas é interessante saber]. O durex não gruda em si próprio por dois motivos: Primeiramente, cola não exerce grande atração por plásticos, o durex é feito de celofone. O segundo - e principal - motivo é que a parte de cima do durex é revestida por uma finíssima camada de antiaderente, sendo assim, quando enrolado, a cola fica em contato com a camada antiaderente. Por isso não se grudam.
O Durex foi inventado em 1923 por Richard Drew. Mas o nome provém de uma marca brasileira que fabricava o produto em 1946.
 Se quisermos detalhar mais a resposta, precisamos entender como o durex gruda nas superfícies. Ele gruda porque as moléculas da cola formam pólos, igual aos ímãs, e tem a capacidade de atrair outros materiais, como o papel, por exemplo. Enquanto que outros, como o plástico, que citamos no início. Pela lógica, a cola não seria capaz de grudar à fita de celofone, certo? Para ignorar este fato, os fabricantes, incluem um ingrediente a mais entre a cola e o celofone: uma película de polímero, substância que consegue unir-se tanto ao celofone como o adesivo. É o processo que torna um dos lados grudentos.