Sobrefusão

A sobrefusão é um fenômeno que consiste em resfriar um líquido, lentamente e sem pertubação, abaixo de sua temperatura de fusão (ponto onde uma substancia passa de líquido para sólido e vice-versa), sem que ele passe para o estado sólido. Este acontecimento é explicado admitindo que o líquido sobrefundido se encontre em estado de equilíbrio meta-estável, onde apesar de estar em temperaturas abaixo do mínimo para se manter líquido, ainda há calor retido em seu interior suficiente para o manter líquido, formando cristais apenas ao redor de impurezas. Esta explicação é justificada pelo fato de que qualquer pertubação que o líquido é submetido (seja uma partícula em contato, ou uma movimentação), ele solidifica-se completa e instantaneamente. Assim que o líquido sobrefundido se solidifica, ele imediatamente aumenta sua temperatura até seu ponto de ebulição, e torna-se líquido.
Há fenômenos do tipo como: subfusão (tornar-se líquido antes do ponto de fusão), sobreaquecimento (mesmo a temperaturas acima ao ponto de ebulição, o material permanece líquido).
Portanto, não pense que é mentira se você ver em algum lugar, freezers armazenando água ou cerveja à -6ºC, lá eles estão quietos e sendo resfriados lentamente, por isso não cristalizam, isso até alguém chegar com sua mão e liberar a reação.