O Vale da Morte

O vale da morte, é uma árida depressão localizada no estado norte-americano da California, no deserto de Mojave, estendendo-se por mais de 225 quilômetros, ao longo da fronteira da Califórnia com o estado de Nevada, a aproximadamente 160 km a oeste de Las Vegas. O vale da morte possui o ponto mais baixo dos Estados Unidos com uma profundidade de 86 metros em relação ao nível do mar. É famoso pelas altíssimas temperaturas alcançadas no local e seu solo riquíssimo em sais minerais. Acreditasse que o vale da morte tenha sido um lago que sacou a milhares de anos.
Em 10 de julho de 1913, atingiu-se no vale da morte, a temperatura mais alta das Américas e a segunda mais alta do mundo, com um valor de 56,6ºC, perdendo apenas para Al 'Aziziyah na Líbia em 13 de setembro de 1922.
O vale da morte consiste em um deserto orográfico formado devido a sua localização. Por estar no sotavento de "Sierra Nevada", observa-se a existência de uma zona de sombra de chuva sobre o vale, o que explica o baixo nivel pluviométrico da região.
Um fato intrigante do Vale da Morte é em relação às pedras que deslizam, ou seja, rochas que se movem de forma inexplicável, apesar do relevo ser plano. O que se sabe é que a movimentação das pedras deixou rastros sobre a superfície do relevo por onde essas percorreram.
Rodrigo