7 Estados da Matéria

Você pode perguntar para qualquer um: "Quais são os estados da matéria?" Com certeza, todo mundo responderá três apenas, o sólido, o liquido e o gasoso. O fato interessante é que, assim como muitas coisas neste mundo, os estados físicos da matéria são, também, sete. Em escola, aprendemos apenas 3 pelo fato de serem os únicos entre todos os sete que será usado na vida do aluno. Isso porque os outros quatro necessitam de condições especiais para ocorrer, como por exemplo, baixíssimas ou altíssimas temperaturas. Os sete estados são: sólido, liquido, gasoso, plasma, condensado de Bose-Einstein, gás fermiônico e o superfluido.
O condensado de Bose-Einstein possui este nome, por que foi criado num laboratório por Einstein, o gênio da física e Satyendra Bose. O composto é tão frio que consegue diminuir a velocidade da luz até 60 km/h aproximadamente.
A definição física dos estados é:  sólido: o corpo mantém sua forma macroscópica e a posição relativa da molécula; no liquido o corpo mantém a quantidade de matéria em aproximadamente o mesmo volume, porém a forma e posição relativa da molécula não são mantidas; o gasoso o corpo mantém apenas sua quantidade de matéria, e sua forma, volume, e posição da molécula, não são mantidos e ampliam drasticamente e definido por fatores externos; o condensado de Bose-Einstein é obtido quando as temperaturas são tão baixas que as moléculas entram em colapso e uma coleção de milhares de partículas ultra-frias ocupando o mesmo espaço quântico, ou seja, comportando-se como um único gigantesco átomo; o gás fermiônico também se encontra em temperaturas baixas, mas quente o bastante para as moléculas atuarem isoladamente e mantém a forma semelhante a um gás.
O sétimo estado é conhecimo como superfluido. Ele é composto de um material sólido preenchido com substâncias conhecidas como polaríton aprisionados em seu interior e com velocidade reduzida. Esta matéria é ainda desconhecida...