Ventos

Vento é simplesmente uma movimentação de ar. Ou melhor, ar em movimento. Resulta do deslocamento de massas de ar derivados dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas e é influenciado pelas nuances do relevo da região.
Movimento de ar é a explicação dada por vários professores em escolas, em livros didáticos e etc. Esta definição está correta, e explica de forma simples o que é vento. Mas é só isso? Não tem nada mais? Apesar de parecer estranho, o vento tem origem com a energia que o Sol fornece à Terra (cerca de 174.423.000.000.000 kWh). De todo esse valor, uma média de 1,5% é transformado em energia eólica, sendo que apenas de 50 a 100 vezes menos este valor é transformada em biomassa. E apesar de termos quantidades enormes de energia se movimentando a cima de nossas cabeças, nós aproveitamos somente uma pequeníssima parcela deste valor para produzir energia elétrica.
Alguns aviões comerciais que fazem trajetos da América do Norte para a Europa, conseguem aproveitar uma forte corrente de ar chamada Jet Stream ou Corrente do Jato, que é encontrada na alta troposfera. Estas correntes empurram o avião para frente, fazendo com que o avião economize bastante combustível.
A velocidade do vento é medida com um aparelho chamado anemômetro, que normalmente possui 3 ou 4 pás girando em torno de um eixo vertical. Quanto mais rápido o giro das pás, mais rápida é a velocidade do vento. A quantificação destes dados é obtida através da escala de Beaufort.
Rodrigo