Quem late mais?

Parece uma contradição: quanto menor um cachorro é, mais ele late. Porque? Alguns veterinários afirmam que, por possuirem um pequeno porte, eles têm que latir muito para impôr sua presença. Por incrível que pareça, os cachorros que mais latiam davam-se melhor em suas "profissões". Os pastores de Shetland (uma raça comum em Shetland, uma ilha escosesa) que mais latiam eram os mais valorizados na hora de tocar o rebanho. Outros como os terriers, beagles e dachshunds, que eram usados como caçadores, tinham que fazer barulho para avisar ao caçador que tinha encontrado a presa, por isso foram encorajados a latir e recompensados por isso. Isto já está presente no DNA deles. A genética entanto, não explica a gritaria exagerada, já que o comportamento do cão pode ser reforçado ou modificado pelo ambiente e pela criação.
Latidos em excesso têm a ver com a baixa socialização, pouca visibilidade do ambiente externo, ou mesmo condicionamento na criação. Sendo assim, o problema está em viver num apartamento e não ser pequeno.
Para evitar dor de cabeça, os "cãezinhos" precisam ser acostumados com visitas e outros estímulos ambientais entre a 7ª e 12ª semana de vida. Depois disso... fica difícil conter a grandeza dos baixinhos.