Correntes marítimas

O nosso planeta possui vários fenômenos naturais que controlam o clima, distribuem calor por uma região (exemplo dos furacões) e etc. Mas o que as correntes marítmas tem de tão importante? Elas são quantidades enormes de água em densidades e temperaturas diferentes que controlam o clima no planeta. O que aconteceria se elas parassem?

As correntes marítmas são responsáveis por distribuir o calor por todo o planeta. Ela é a responsável pela Europa não viver sob uma extensa camada de gelo e também pelos trópicos não atingirem temperaturas escaldantes. Estas "estradas" sobre o oceano, transportam além de calor, nutrientes e vida animal por todo o planeta. Sendo assim, muitos recifes na costa australiana e no caribe, não existiriam se não tivessemos a CTM (correia transportadora mundial). A CTM é simplismente a maior corrente marítma do planeta, como mostra a figura abaixo:
As águas trabalham em conjunto com o vento. Uma não exite sem a outra. Um exemplo disso foi um naufrágio que ocorreu na década de 90 e despejou milhares de patos de banho no oceano. Alguns meses depois foram avistados patos de banho "encalhados" espalhados por todo o mundo, sendo que todos eles foram identificados do mesmo lote, e que foram deixados no mar no mesmo navio. Isso provou que a corrente marítma realmente existe. Mas esta maravilha natural corre risco de desaparecer e causar prejuízos enormes ao mundo. Com o derrentimento das geleiras em nível acelerado e a quantidade de CO2 aumentando, a salinidade do oceano está diminuindo (devido a água doce das geleiras) e a acidez aumentando. A salinidade é fator super importante para a formação das correntes marítmas. E acidez mata espécies animais e corais por todo o mundo.
Rodrigo