Círculos em plantações

O sol se põe em um campo no sul da Inglaterra, e quando é dia novamente, o campo foi transformado em uma enorme obra de arte. Uma parte da plantação foi esmagada formando círculos, anéis e outras formas geométricas complexas. Mas quem fez isso? Será que os círculos nas plantações são feitos por alienígenas? Será que são um fenômeno natural, criado por correntes de ar carregadas de eletricidade? Ou são simplesmente trotes elaborados de alguns brincalhões talentosos? Há muitas teorias à disposição, mas a verdade permanece indefinida.
Os círculos nas plantações são desenhos que aparecem em campos. O desenho é criado através do esmagamento de certas áreas das plantações, enquanto outras são deixadas intactas. A extremidade é tão perfeita que parece ter sido feita com uma máquina. Mesmo tendo sido curvadas, as hastes não são danificadas. Na maioria das vezes, a plantação continua a se desenvolver normalmente.
Os apaixonados pelos círculos nas plantações entitulam-se cerealogistas - de Ceres, deusa romana da Agricultura. A maioria dos cerealogistas ou "croppies" como também são chamados, acredita que os círculos nas plantações são os trabalhos de extraterrestres e/ou de vórtices de plasma.
Os fazendeiros relatam encontrar círculos estranhos em seus campos há séculos. O relato mais antigo de um círculo na plantação data de 1500. Uma gravura em madeira do século XVII mostra uma criatura diabólica fazendo um círculo na plantação. As pessoas que viviam nessaárea chamavam a criatura de "diabo ceifador". Em uma edição de 1880 do jornal "Nature", o cientista amador John Rand Capron relatou uma formação perto de Guildford, Surrey, no sul da Inglaterra. Ele descreveu sua descoberta como "um campo de trigo consideravelmente destruído, não totalmente, mas em pedaços, formando, quando se via à distância, manchas circulares". Ele continuou: "Eu não pude rastrear no local qualquer circunstância que esclarecesse as formas peculiares daqueles pedaços no campo. Eles me sugeriram alguma ação ciclônica do vento". Os relatos de círculos nas plantações eram esporádicos até o século XX, quando os círculos começaram a aparecernos anos 60 e 70 na Inglaterra e nos Estados Unidos. Mas o fenômeno não ganhou atenção até 1980, quando um fazendeiro no Condado de Wiltshire, Inglaterra, descobriu três círculos, cada um com 18 metros, em suas plantações de aveia. Os ufólogos e a mídia foram à fazenda, e o mundo começou a tomar contato com os círculos nas plantações. Nos anos 90, os círculos nas plantações já tinham se tornado uma atração turística. Apenas em 1990, mais de 500 círculos apareceram na Europa. Nos anos seguintes, houve milhares. Vieram visitantes do mundo inteiro para vê-los. Alguns fazendeiros até cobraram entrada para suas atrações misteriosas.

Em 1987, a mensagem WEARENOTALONE, (nós não estamos sozinhos), apareceu em um campo. Céticos argumentam que se tivesse sido feito por alienígenas, a mensagem deveria ser YOUARENOTALONE, (vocês não estão sozinhos).
Os círculos nas plantações podem variar de alguns centímetros a algumas centenas de metros. A maioria dos círculos antigos eram desenhos circulares simples. Mas depois de 1990, os círculos tornaram-se mais elaborados. Esses desenhos mais complexos foram chamados de pictogramas. As plantações podem ser feitas para ter qualquer aparência: rostos sorridentes, flores ou até mesmo palavras. Os círculos nas plantações são às vezes desenhos únicos, mas também podem ser baseados em motivos antigos.