As pirâmides do Egito


Está entre uma das sete maravilhas do mundo. As pirâmides do Egito, são estruturas criadas à milhares de anos atrás e que perduram até os dias de hoje. Mesmo depois de 4000 anos desde sua data estimada de construção, as pirâmides levantam dúvidas e facinação ainda hoje. Como pessoas normais conseguiram levantar uma estrutura tão facinante sem guindastes e/ou nenhum maquinário pesado que temos hoje? A maior de todas as pirâmides, a pirâmide de Gizé, localiza-se na margem esquerda do rio Nilo, bem próxima a capital egípcia, Cairo. Estas estruturas monumentais são constituídas de pedra e, como o nome indica, possui uma base quadrada e quatro faces triangulares, que convergem para um vértice.
Verificou-se que as três maiores pirâmides, Quéops, Quéfren e Miquerinos, possui cada face apontada para um ponto cardeal, Norte, Sul, Leste, Oeste. Sendo que a saída da face é apontada para a estrela polar da época.
Os escravos utilizaram-se de rampas para construir as pirâmides, e acredita-se que, surpreendentemente, estas íncriveis estruturas foram construídas em menos de 10 anos. A mais antiga pirâmide conhecida, tinha 61 metros de altura, com 6 degraus em sua volta, e 109 metros de largura norte-sul, 125 de metros de largura leste-oeste. Estes monumentos tinham como função, guardar o corpo e as riquezas dos faraós depois de mortos, que eram guardados mumificados numa parte subterrânea da pirâmide.
Alguns estudiosos acham que os egípcios escolheram a forma de pirâmide por causa de seus supostos efeitos de conservação.
Rodrigo