Qual o país com a maior expectativa de vida do mundo?

Ainda não se sabe muito bem, porque Andorra, é o país com a maior expectativa de vida do mundo. Mas há algumas teorias de que é por causa do ar puro das montanhas, ou porque é um país livre de impostos. O outro lado deste extremo é ocupado por Botsuana.


É difícil achar uma explicação do por que Andorra, um pequeno país localizado entre a França e a Espanha é o lugar do mundo com a maior expectativa de vida. Este país está localizado na região montanhosa dos Pirineus. Este é um país livre de qualquer tipo de impostos, sendo um atrativo para muitos turistas do mundo todo que vão até Andorra mais para comprar aparelhos eletrônicos e bebidas alcoólicas do que apreciar suas belas paisagens montanhosas, proícias para a prática de esqui. Sua capital - Andorra la Vella - é uma das mais sofisticadas da Europa. Neste belo país, as pessoas vivem em média 83,5 anos, a maior expectativa de vida do mundo! O segundo colocado é o Japão com 82,6 anos em média.
Andorra tem 464 quilômetros quadrados de área, fazendo-a menor que Porto Alegre, mas possui uma população de um pouco mais que 600.000 habitantes.
No outro extremo está o país africano de Botsuana, com a mais baixa expectativa de vida do mundo: apenas 30,9 anos. É um retrato das péssimas condições de vida no país. Localizado no sul da África, Botsuana é a nação com o menor risco de investimentos na África, devido às suas minas de diamante. Mas apesar disso, a Botsuana é o país com a maior porcentagem de infectados pela AIDS no mundo: cerca de 350.000 de seus 1,6 milhões habitantes são infectados pelo vírus HIV. Paradoxalmente, Botsuana é hoje um dos países que mais crescem no mundo.
Rodrigo