O googol e o googolplex

Googol e googolplex, são conhecidos como números maiores que a imaginação. Provavelmente já se interrogoram se não haveria o número "maior de todos". E já tentaram descobrir esse número. Certamente pensaram que esse número teria que ser tão grande que encheria todo o Universo e nada mais poderia existir. Claro que a ilusão sobre a existência desse número deve ter durado pouco, até alguém observar, que isso não passava de palermice. Pois por maior que fosse o número em que se pensasse, existiria sempre o número igual ao anterior mais um, obviamente maior. Lá se foi mais uma ilusão... Mas houve alguém que não se deixou desarmar com esse argumento e inventou o googolplex, o maior número que alguém conseguiria alguma vez imaginar. Esse alguém foi um menino de 9 anos que, para poder descrever o googolplex bem, inventou o googol.
Segundo um documentário do canal de TV a cabo, Biography Channel sobre os criadores do Google, quando o primeiro investidor da empresa passou um cheque de 100 mil dólares, perguntou a que ordem devia passar. Brin e Page (criadores do Google), disseram que estavam pensando em dar o nome "Googol" à empresa, para representar o quão grande é a web, mas por ignorância o empresário escreveu "Google", obrigando a empresa ter esse nome.
O googol equivale a 10100, um seguido de 100 zeros. 10 elevado a uma potência n é igual a 1 seguido de n zeros. E o googolplex é 10googol. Grande, não? Mas como imaginar qual a ordem de grandeza desses números? São grandes, claro, mas mil, milhão, e bilhão também são números grandes. O googolplex não é, evidentemente, o maior número de todos, afinal googolplex+1 ainda é maior, e muito menos infinito. É um número finito, e, se tivermos paciência [muita paciência mesmo!], podemos contar até um googolplex, mas quanto tempo levariamos? Cem anos? Mil anos? Realmente um bocado.
Como a imaginação de Milton Sirotta, inventor do googol e do googolplex, era muito grande, tempos depois ele inventou o googolduplex que é o equivalente a 10googolplex.Que exagero!