A idade do Sol


Todos os seres vivos que existem no planeta necessitam direta ou indiretamente do Sol. Ele aquece nosso planeta, fornece energia às plantas, controla nosso corpo e inumeras outras coisas. Você sabe qual é a idade desta fonte de vida para nós?


O Sol é uma estrela, e por ser uma estrela, ele vive muito, muito tempo mesmo (comparado a nós). Ele já vive a cerca de 4,5 bilhões de anos, assim como todo o resto do Sistema Solar. Mas como chegaram a esse número? Por incrível que pareça, o Sol emite um som. Cada estrela emite um som, quanto mais alto e lento, mais velha é a estrela. Assim, eles mediram que o Sol, está em sua meia-vida, e possui 4,5 bilhões de anos terrestres e estimam que viverá mais 4,5 bilhões de anos. Tecnicamente, o Sol não emite som, por que as ondas sonoras não viajam no vácuo. Esse som é obtido a partir de instrumentos adequados e cientistas conseguem ouvir as pulsações do Sol. O Sol inteiro vibra como um complexo padrão de ondas acústicas, como um sino. Se os seus olhos fossem aguçados, você poderia ver a superfície de um sino em padrões complexos, conforme as ondas refletissem em sua estrutura. De forma semalhante, os astrônomos na Universidade de Stanford registraram ondas de pressão do Sol, monitorando cuidadosamente os movimentos em sua superfície. Para isso, eles usam um instrumento chamado MDI (Michelson Duppler Imager) instalado na sonda espacial SOHO.


A SOHO circunda o Sol a uma distância de cerca de 1,6 milhões de quilômetros da Terra, com o propósito de estudar o Sol e alertar sobre tempestades Solares.
O som foi descoberto a trinta anos. De lá para cá, ele sofreu pequenas mudanças, e comparando com o som de hoje, é possível estimar a idade do Sol.
Rodrigo