Gravidade

Esta foi uma das principais descobertas de Newton. A gravidade por ele proposta dizia que essa força não atuava somente na superfície do planeta Terra. Acontecia por todos os lados no Universo e isso mantinha a Terra orbitando o Sol, a Lua orbitando a Terra e etc.


A gravidade é a deformação que a massa de um objeto causa no espaço-tempo. Mas esta definição foi apenas formulada no século XX, por Albert Einstein.

"Por que uma maçã cai da macieira em vez de flutuar?" Perguntava Isaac Newton. Ninguém tem certeza, se o fato da maçã cair na cabeça de Newton, é verídica, mas o raciocínio tem seu valor. Ninguém antes dele ousou contrariar Aristóteles e dizer que a mesma força que atrai uma maçã para o chão, mantém também a Lua, a Terra, e todos os planetas em órbita. A história diz que quando a maçã caiu na cabeça de Newton, ele percebeu que a Terra a puxava para  chão. Lhe veio, então, a ideia da gravidade, que puxava tudo ao centro de massa de certo objeto. Ele formou uma teoria de que, a gravidade exercia força nos objetos celestes. Na época, pensava-se que havia uma força puxando tudo em direção à Terra, mas era atuante somente em sua superfície. Havia muitas discussões de por que os objetos que circundavam a Terra (na época era aceita a ideia do geocentrismo) não caíam em direção a ela. Newton, acreditava no sistema héliocentrico de organização universal, difundida por Galileu. Com sua descoberta, tentou então, convencer a igreja sobre o assunto, mas sem ser queimado na fogueira (punição dada aos hereges na época). Newton inventou uma teoria fantástica para convencer o clero. Ele disse que o Sol ficava no centro, e os planetas o orbitavam, o que impedia que o primeiro planeta caisse no Sol, era a gravidade do segundo. O que impedia que o segundo caisse era a gravidade do terceiro, e assim sussessivamente. A igreja, ainda não satisfeita, perguntou o que segurava o último planeta, Newton, então explicou que não havia último planeta, pois o Universo era infinito e sempre havia um planeta depois. satisfazendo assim a igreja. Pois Deus é infinito, e o universo sendo infinito, ficaria mais fácil de atrair mais pessoas para a igreja, o propósito da igreja. O heliocentrismo é aceito até hoje.
Rodrigo