Eclipses


Acontecem vários durante o ano. Existem três tipos de eclipses: os eclipses solares, os lunares, e os anulares. Os eclipses lunares são tão comuns que às vezes nem notamos que ele aconteceu, ou sequer o damos atenção. Iluminada pelo Sol, a Terra projeta uma imensa sombra na direção oposta dos raios solares em forma de cone que se projeta por mais de um milhão de quilômetros e se divide em duas partes: a penumbra e a umbra, que é a sombra propriamente dita, sendo que a penumbra envolve a umbra. Ao girar em torno da Terra, a Lua pode adentrar a penunbra uma vez ou outra, causando os eclipses.
Num ano ocorre no máximo sete eclipses, onde no minimo dois são lunares. Após 18 anos e 11 dias eles voltam a ocorrer na mesma frequencia. Este período é conhecido como Saros. Em cada Saros ocorrem 70 eclipses sendo 29 lunares. Fonte.
Eclipses solares ocorrem quando a Lua produz uma sombra na Terra oculta o Sol, fazendo com que o dia vire noite. Mas para que isso possa acontecer a Lua precisa estar exatamente entre a Terra e o Sol, o que não ocorre toda lua nova porque a Lua não está no mesmo plano que a Terra. Como a Lua é cerca de 49 vezes menor que a Terra, ela é incapaz de cobrir todo o planeta e sua sombra viaja numa velocidade de 1800 km/h na superfície da Terra.
Os eclipses totais do Sol, somente é possível na Terra devido uma grande coincidência astronômica: o Sol é 400 vezes maior que a Lua, mas está 400 vezes mas longe que nosso satélite, aparecendo no céu com o mesmo tamanho para nós. No mês de janeiro porém, a Terra está mais próxima do Sol, fazendo com que a Lua seja incapaz de cobri-lo totalmente, deixando um arco de luz passar, formando um eclipse solar anular.
Veja nesta figura, a diferença entre o tamanho do Sol, visto da Terra, em Janeiro (periélio) e em Julho (Afélio):