Água invisível


Talvez você já tenha visto esta situação na televisão ou num vídeo na internet. Uma pessoa enche um aquário com uma substância chamada de água invisível. E para provar que está cheio, ele coloca um barco folhado de estanho no aquário e flutua. Para terminar o número, a pessoa pega um pote e passa no fundo do aquário e logo após vira em cima do barco. Logo depois o barco afunda. Veja o vídeo abaixo.
Como se faz isso? A pessoa não utiliza truques de prestidigitador, fios ou efeitos especiais digitais para fazer o barco flutuar. O segredo em questão não passa de um gás invisível chamado hexaflourido sulfúrico (SF6). Esse curioso vapor atua como uma água fantasma por que é mais denso e pesado que o ar. Quando colocado em um aquário, esse gás se deposita no fundo do aquário e pode suportar o peso de objetos muito leves que flutuam sobre a superfície.
Quando inspirado este gás faz um efeito diferente na voz, assim como o hélio. A diferença é que por ser mais leve que o ar, quando inspiramos hélio as ondas sonoras são aceleradas fazendo com que a voz fique mais aguda. Com o SF6 ocorre o contrario, as sonoras são desaceleradas fazendo que a voz fique mais grave. Cuidado! Se ao inspirar este gas e logo não for eliminado corretamente ele se acumulará no pulmão, ocupando espaço que deveria ser do oxigênio...
O hexaflourido sulfúrico é completamente atóxico e não-inflamável, sendo ideal para diversos estudos científicos. O gás é utilizado por médicos no estudo do sistema respiratório, sendo ainda amplamente utilizado pelo setor de energia elétrica para fazer isolamento. A substância tem sido usada em materiais diversos, desde tênis de basquete até naves espaciais da NASA, mas a ilusão de água invisível certamente não é nenhum mistério. Apesar de sua popularidade em sites de vídeo da internet, o também SF6 é famoso por outro motivo. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) declarou que o SF6 é o gás mais danoso ao aquecimento global. E como possui um tempo de vida na atmosfera de 3.200 anos, cada molécula liberada por indústrias ou experimentos em laboratório permanecerá no ar por um período muito longo.