LHC


Large Hadron Collider, ou Grande Colisor de Hádrons em inglês, é o maior acelerador de partículas já construído, localizado no CERN, na divisa da França com a Suíça. Entrou em funcionamento em 10 de setembro de 2008, mas problemas fez com que fosse desativado semanas depois. Sua forma é circular, com um perímetro de 27 quilômetros. Ao contrário de muitos colisores, o LHC, colidirá prótons, normalmente colidem positrons e elétrons, ou prótons e antiprótons ou até mesmo elétrons e prótons. Um dos principais objetivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares e encontrar outras dimensões de espaço, entre outras coisas. Uma dessas expepiências é relacionada ao Bóson de Higgs. Caso a teoria estiver correta, ele será descoberto no LHC. Muitos cientístas acham que o LHC pode causar catástrofes em tamanhos cósmicos, e esse é o principal argumento desses cientístas:

"O LHC tem a capacidade de fazer buracos negros e matéria estranha, o que poderia destruir a Terra em pouco tempo. Os strangelets tem uma grande capacidade de transformar matéria ordinária em matéria estranha e 'engolir' tudo que há pela frente. O CERN não realizou estudos de impactos ambientais não sabendo assim o que pode ocorrer"

A realidade é que o buraco negro criado no LHC estaria quase na velocidade da luz, sendo lançado ao espaço, e caso não se extinguisse demoraria a idade do Universo para pesar um miligrama. Depois de 14 meses, o LHC foi reativado em 20 de novembro de 2009.
Rodrigo