Colisões galácticas

Um dos fenômenos mais demorados e impressionantes do Universo, são as colisões entre galáxias. Milhares de estrelas são arremessadas com muita força de suas galáxias e talvés depois de milhões ou bilhões de anos o núcleo destas galáxias se fundam formando uma única e grande galáxia.


Apesar de o universo estar se expandindo, as galáxias se afastando,  tudo isso num ritmo acelerado, ainda ocorrem enormes colisões entre galáxias, como mostra a simulação a seguir:
O interessante desse tipo de colisão, é que nenhuma estrela, nenhum planeta se choca com outro, por que há uma distância enorme entre cada estrela. Mas, muitas estrelas são lançadas para fora de sua galáxia devido a gravidade da outra. Normamente, o núcleo das galáxias fundem-se, formando uma galáxia maior que as duas anteriores. Essas colisões são as explicações dadas a muitas galáxias irregulares encontradas espalhadas pelo universo. A nossa galáxia, a Via Lactea, está em rota de colisão com Andrômeda, prevista para acontecer a daqui 10 bilhões de anos. Se a Terra ainda estiver aqui quando isso ocorrer, o firmamento será muito mudado, sendo que Andrômeda será o objeto mais brilhante no céu, durante os últimos 5 bilhões de anos... Mas isso está muito longe na linha do tempo, não devemos nos preocupar, pois o Sol começará a morrer daqui 5 bilhões de anos, sendo um problema bem maior e mais urgente para nós.
"Os que descem ao mar em navios, mercando nas grandes águas, esses vêem as grandes obras do Senhor, e suas maravilhas no abismo." Salmos, 107
 Rodrigo