Cinetógrafo

Esta máquina foi a primeira no ramo de reprodução de imagens. Sendo assim, este é o percurssor do cinema, que utilizava quase as mesmas técnicas de projeção de imagens. Na época de Edison, estes aparelhos estavam em todos os lugares.


Thomas Alva Edison, foi o inventor da lâmpada incandescente e do fonógrafo, como já vimos. Foi também em seu laboratório no trem, que surgiram as primeiras máquinas de filmar e monitores. A ideia é que as pessoas além de escutar seus artistas, pudessem vê-los. Em 1889, o seu assistente Willian Dickson, inventou um sistema de engrenagens para uma tira de 15m de película de celulóide. O cinetógrafo de Edison foi patenteado em 1891, e lhe permitia a observação através de um furo, e foi o precursor de todos os subsequentes aparelhos de filmar, passando a largura de seu filme para 35mm a ser considerada internacionalmente. O cinetógrafo era difícil de ser sincronizado com o fonógrafo, Edison, então, desistiu do registro internacional de patente tendo sido copiado por imitadores europeus, que apressaram a produção. Salas cinetográficas se proliferaram por toda a Europa e América do Norte. Pagando uma moeda, o passante podia olhar através de um orifício e vislumbrar 15 minutos de movimento real. O vídeo favorito de Edison era o espirro de um trabalhador de seu laboratório, sendo uma das primeiras sequências de imagem.

 
Tempos depois foram cobertos acontecimentos noticiosos e filmados espetáculos de variedades no estúdio Edison, em New Jersey.